Primary Navigation

Como funciona os títulos do Tesouro Direto

No Tesouro Direto o mais interessante é a facilidade para todos poderem investirem, os títulos possuem um valor unitário. Entretanto, existe a possibilidade da compra dos títulos a partir de 1% sobre o valor unitário. Dessa forma quem pretende iniciar com investimentos, mas não dispõe de muito capital não terá problemas quanto a isso. Os disponíveis na presente data são conforme a imagem abaixo:


  • Tesouro IPCA+

Os títulos vendidos como IPCA+ tem como características serem atrelado a inflação, logo, quem visa longo prazo o IPCA+ é uma excelente escolha. Os rendimentos acontecem no capital investido inicialmente, rendendo sobre a inflação acumulada do período mais uma taxa pré definida na compra do título. Veja a tabela de IPCA+ na corretora Rico Investimentos abaixo:

 

Na prática o título Tesouro IPCA+ 2024 com vencimento em 15/08/2024 renderá 5,43% referente a taxa pré estabelecida mais o valor acumulado da inflação que atualmente se encontra por 4,39% ao ano. Se você deixar o dinheiro investido até o vencimento, receberá justamente essa rentabilidade contratada com ajuste da inflação ano a ano.

  • Tesouro Prefixado

O Tesouro prefixado é um título cujo a porcentagem do rendimentos são mais precisos, diferente do IPCA+ que é atrelado a inflação. Uma vez que a inflação tem uma variação. Os títulos oferecidos à venda na presente data podem ser visualizados na imagem abaixo:

Vale lembrar que nesse título caso o investidor efetue o resgate antecipado, o mesmo estará sujeito a marcação do mercado, logo é necessário tomar os devidos cuidados para não desestruturar o seu capital.

  • Tesouro Selic

O Tesouro Selic é o título mais recomendado para quem deseja retirar o dinheiro em curto prazo, basicamente esse título atualiza o seu poder de compra, já que é atrelado a taxa Selic. Diferente dos títulos IPCA+ e Prefixados o Tesouro Selic apresenta a marcação de mercado simples, pois o valor dos juros é atualizado dia a dia ao valor investido, diferente do Tesouro IPCA+ e Tesouro Prefixado.

A forma de rendimento do Tesouro Selic é dependente exclusivamente sobre o índice Selic que é estruturado pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central (COPOM), atualmente a Selic corresponde a 6,50% ao ano. Os rendimentos do título decorrem sobre a Selic mais uma pequena taxa oferecida no momento da compra. Veja o Tesouro Selic oferecido na atual data:

Na terceira coluna da tabela é possível ver o valor correspondente a 0,02% que nesse caso é chamado deságio. Segundo STUMPF, “Se a taxa for positiva você está comprando ou vendendo abaixo do valor nominal do título. Isso significa que você está tendo um deságio. Se as taxas estiverem em 0,00 significa que o título está sendo negociado a um par, ou seja, pelo valor nominal do título. Em contrapartida se as taxas estiverem negativas significa que o valor nominal do título está acima do valor de mercado negociados então com ágio.”

Se eu precisar fazer o resgate antecipado, em quanto tempo o dinheiro estará em minha conta?

A liquidez no tesouro é bem mais flexível comparado a outros investimentos de renda fixa, todavia, na realização do resgate antecipado pode ocorrer eventual perda ou até mesmo ganho sobre o rendimento contratado. Isso é denominado de marcação ao mercado. Todo título oferecido no Tesouro Direto tem uma liquidez de D+1 ou seja, dois dias úteis a contar do dia da solicitação de venda de título. Então se você efetuou a venda do título em uma segunda-feira, na quarta-feira o valor da venda já estará disponível na sua conta da corretora.


Lincoln Gomes

Estudante de Administração pela Universidade de Ribeirão Preto Campus Guarujá. Tenho 21 anos e sou apaixonado por assuntos que abrangem tecnologia, finanças e empreendedorismo.

Cotação