Primary Navigation

Entenda o que é Renda Fixa

Quais são os seus objetivos?

Viajar para um lugar bonito, fazer a faculdade que você sempre quis, comprar um imóvel ou, quem sabe, se preparar para aproveitar melhor a vida?
Seja quais forem os seus objetivos, para realizá-los. Você precisa investir o seu dinheiro. E, sem dúvidas investimentos de renda fixa podem ser uma excelente opção.

Mas o que são Investimentos de Renda Fixa?

Basicamente, são operações onde você emprestar seu dinheiro para uma instituição, e ela devolve seu dinheiro acrescido de juros. Essas instituições podem ser públicas ou privadas. Os recursos captados são investidos em diversos segmentos, e a remuneração que você recebe é sobre o valor investido inicialmente, todos esses detalhes são definidos no momento da operação.

Por quanto tempo meu dinheiro ficará emprestado?

Existem produtos de renda fixa com os mais variados prazos de vencimento (curto, médio e longo), é importante que este prazo esteja aderente aos seus objetivos. Outro ponto importante além dos prazos, é saber as características de remuneração dos produtos de renda fixa.
Existem dois tipos: prefixada e pós fixada.

Na remuneração prefixada, você já sabe no momento da aplicação quanto vai receber no vencimento.
Já a remuneração pós-fixada é atrelada a um indexador. Os mais comuns são: IPCA, SELIC e a taxa DI.

Em determinado investimentos, é possível realizar o resgate antecipado, ou seja, antes da data de vencimento. Contudo, as taxas dos produtos podem variar de acordo com o mercado e isso não garante a mesma remuneração contratada na data inicial do investimento. Logo, nem tudo é fixo na Renda Fixa. Além do risco de oscilação das taxas do mercado, você pode enfrentar o risco de crédito da instituição, caso ela não cumpra com os seus compromissos. Para minimizar esses riscos, foram criadas algumas ferramentas pelo mercado, como o Fundo Garantidor de Crédito (FGC).
Além disso, na hora de escolher produtos de Renda Fixa, fique atento quais títulos possuem incentivos ou até isenção de referente a impostos, como IOF ou IR.

Agora que você já sabe o que é Renda Fixa, comece a planejar os seus investimentos para alcançar os seus objetivos.

 

Conheça o Tesouro Direto e comece a investir agora mesmo.

 


Lincoln Gomes

Estudante de Administração pela Universidade de Ribeirão Preto Campus Guarujá. Tenho 21 anos e sou apaixonado por assuntos que abrangem tecnologia, finanças e empreendedorismo.