Primary Navigation

O que é Internet das Coisas

Basta você acessar os portais ligados a tecnologia que verá diversos artigos falando sobre Internet of Things (IoT) ou traduzindo para o nosso querido Português “Internet das Coisas”.

Como o nome já diz, a ideia é que tudo que possuímos sejam conectados a internet, entretanto, não para por aí. IoT funciona com um nível de conectividade entre sistemas, dispositivos e sensores muito eficiente, reunindo o máximo de informação que nunca conseguimos reunir antes…

E na prática como funciona?

Bem, imagina você saindo do trabalho para casa em uma noite de sexta-feira gelada. Assim que você coloca o pé na porta da sua casa, os sensores instalados na porta te reconhecem e, enviam informações para todos os objetos da residência. A banheira começa a encher assim que você fecha a porta, já o fogão começa esquentar a janta, a geladeira por sua vez, já deixa a sua cerveja na temperatura que você adora.
Esse é apenas um pequeno exemplo de como IoT funciona.

Imagina você, o quanto de praticidade essa nova tecnologia tem a nos proporcionar. Pensando no meio corporativo, isso além de praticidade gera eficiência e uma redução de custos absurda. Uma vez que processos poderão ser monitorados e executados remotamente sem necessidade de um grupo de pessoas.

 

 


Lincoln Gomes

Estudante de Administração pela Universidade de Ribeirão Preto Campus Guarujá. Tenho 21 anos e sou apaixonado por assuntos que abrangem tecnologia, finanças e empreendedorismo.

Cotação